08/04/2010

Simbiose que me motiva

Ontem passeava pela baixa lisboeta entre o fernezim de muitos e muitas, encadeados em conversas, esquinas preenchidas pelos amores de primavera ... e em plena Rua Augusta, num dos cruzamentos uma mística descida do rio Mississipi, com preces oradas em árabes a uns 20 metros, estando a uns meros 5 metros encavalitado numa motoreta velha e cansada um dos muitos apregoadores de saberes e versos antigos... Uma Simbiose estranha mas encantadora...
Numa cidade Turística e com o seu calor de oeste, eu como espectadora do habitáculo citadino, no seio da capital de um povo que pregou aos vários cantos da terra, aprendeu com os árabes os benefícios do cálculo e da navegação... E só não baptizou o Mississipi, porque às Américas chegou Cristóvão Colombo...
Esta minha impetuosa vontade de viajar, conhecer, respirar e estremecer em aventuras, caminhos de viagem e sítios novos(para mim claro)nasce da minha descendência... Sou portuguesa :)

Quero caminhar pelo Jardim de Cristal em Madrid, apreciar o Prado, divinizar os Alpes, Casar com a grandeza cultural de Paris, romancear e desfrutar da beleza e boa vivência italiana (em Florença, Parma...) Encobrir-me e navegar no mistério de Veneza...
Descobrir a Idade Média de Praga e a sua actualidade digamos sensual...
Arrepiar-me com as Margens do Nilo, frescas e cintilantes...esvoaçar com o meu vestido leve nas aragens de areia em Marrocos... embalada no céu laranja...

Encontrar-me em muitas esquinas de cidades longínquas e deparar-me com um Português a prosar, um árabe a orar e um qualquer espectáculo de rua...

Sem comentários: